O que é o Tártaro?

tartaroO tártaro, também chamado de cálculo, é uma evolução da placa bacteriana. Ele ocorre quando a placa bacteriana não é removida e acaba calcificando (endurecendo) pela ação da saliva.

O Tártaro, ao contrário da placa bacteriana, é uma formação mineral visível, sob a forma de uma camada marrom ou amarelada nos dentes, na linha da gengiva.

Também somos capazes de senti-lo com a própria língua.

A união do tártaro e a placa bacteriana descolam a gengivas, e destroem as fibras periodontais (fibras que mantém os dentes presos ao osso alveolar que sustenta os dentes).

Em quadros mais graves, há o comprometimento da estrutura óssea que sustenta os dentes (osso alveolar), tornando-os assim bambos e conseqüentemente, provocando uma futura perda dos dentes.

Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do tártaro, feito com instrumentos especiais, é conhecido popularmente como “raspagem”.

Somente a escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental antitártaro e o uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 5 = vinte cinco

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>