Higiene bucal em bebês e a cárie de mamadeira

carie_de_mamadeiraA principal causa das cáries de mamadeira está no hábito de mamadeiras com açúcar serem dadas principalmente à noite, onde o bebê logo em seguida dorme sem nenhum procedimento de higienização. Em alguns casos, ela pode ocorrer devido ao acúmulo do leite materno nos dentes ou gengivas.

A cárie de mamadeira é um tipo de cárie agressiva que acontece na dentição de leite do bebê que recebe, antes de ir dormir, sua alimentação de mamadeiras contendo leite ou outros alimentos (principalmente adoçados).

A criança durante o sono diminui a produção de saliva e engole menos vezes, deixando o liquido parado sobre as superfícies dos dentes por um longo tempo. Isso permite que as bactérias formem muito mais ácidos que atacam e destróem os dentes.

É recomendável que se diminua a quantidade de açúcar na alimentação da criança e haja uma higienização correta após cada refeição ou mamada. É recomendado que logo em seguida seja dado um pouco de água pura, e realizada a higienização com uma gaze, a pontinha da frauda umedecida ou um contonete da seguinte forma:

  • Misture bem 1 (uma) colher de sopa de água oxigenada 10 volumes, mais 3 (três) colheres de sopa de água filtrada ou fervida.
  • Coloque em um frasco plástico tipo conta-gotas a solução misturada.
  • Para a limpeza, molhe a gase, ponta da fralda ou o contonete com essa solução, esfregando nos dentes e por dentro da boca, inclusive língua, no mínimo uma vez ao dia e à noite após a última mamada.

 

Deixe uma resposta