Como usar o fio dental?

fio_dentalA escovação, por mais eficiente que seja, não remove totalmente os resíduos depositados entre os dentes. Esses resíduos contibuem para a formação da placa bacteriana que é a responsável pela formação da cárie, gengivite ou tártaro. Portanto, a higiene bucal será melhor com o uso do fio dental.

Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de marcas de fios/fitas dentais. Os que contêm flúor são os mais recomendados, mas o mais importante é que o tipo escolhido passe entre os dentes com suavidade e sem desfiar. A cada espaço entre dois dentes deve ser usado um pedaço limpo do fio ou fita.

Recomenda-se o uso do fio ou fita dental antes da escovação, porque, após passá-lo, geralmente fica um gosto e um cheiro desagradável na boca. Deve-se utilizar o fio dental em todas as escovações realizadas durante o dia.

Passo a passo:

  1. Enrole 45cm de fio em torno dos seus dedos médios.
  2. Passe o fio suavemente entre os dentes.
  3. Para remover a placa ou resíduos, passe o fio suavemente para cima e para baixo contra o dente, como se estivesse engraxando-o.
  4. Quando mudar de dente, use uma porção não usada de fio dental e que esteja limpa.

Observações importantes:

  • O fio dental é mais eficaz se usado antes da escovação.
  • É normal a ocorrência de pequenos sangramentos no começo do uso do fio dental. Isto se deve ao fato da gengiva estar inflamada. Com a freqüência do uso, esse sangramento deve passar. Se isto não ocorrer, procure um dentista para um melhor orientação.
  • Visite seu dentista regularmente.

 

Deixe uma resposta